Mofo

MANCHAS ESCURAS PROVENIENTES DE MOFO

São manchas que aparecem sobre a superfície, causadas pela presença de microorganismos (fungos, algas, etc) que se proliferam em condições favoráveis, como em ambientes úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Para corrigir, recomenda-se: 

• Lavar toda a área afetada com escova de nylon ou pano e uma solução de água e hipoclorito de sódio (cloro) na proporção de 1:1, esta solução pode ser substituída por água sanitária;

• Deixar a solução agir por aproximadamente 15 minutos;

• Lavar com água a fim de eliminar vestígios de cloro;

• Deixar secar e repintar.

MANCHAS E RETARDAMENTO NA SECAGEM DA MADEIRA 

Podem ocorrer quando a repintura foi feita sobre madeira com resíduos de soda cáustica, que foi utilizada na remoção da pintura anterior. 

Para prevenir este problema, antes de repintar, deve-se eliminar por completo qualquer resíduo de soda cáustica (ou similar), lavando a superfície com bastante água. Aguarde a secagem e repinte. 

Se o problema já existir, remova a pintura e siga as mesmas instruções acima. 

Essas manchas também podem ser causadas em pinturas de madeira novas pela migração de ácidos orgânicos ou resinas naturais presentes em certos tipos de madeira ou quando essa madeira não foi devidamente tratada (madeira verde).  

MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA (GAROA, RESPINGO DE LAVAGENS, ETC) 

Essas manchas ocorrem em paredes recém pintadas. Os pingos isolados/garoa, ao molharem a pintura, trazem à superfície os materiais solúveis da tinta, surgindo às manchas. Entretanto, se cair realmente uma chuva e não apenas pingos isolados/garoa, não haverá manchas. Para eliminá-las, basta lavar a superfície com água, sem esfregar, o mais rápido possível. 

Este fato é uma característica de tintas foscas e principalmente tintas de tonalidade intensa, em virtude disto, nossas embalagens possuem a seguinte advertência: "Evite pintar em dias chuvosos, com ventos fortes, temperatura abaixo de 10 °C e umidade superior a 90%. Até duas semanas após a pintura, pingos de chuva podem provocar manchas. Se isto ocorrer lave toda a superfície com água imediatamente". 

Observação: A lavagem acima indicada deve ser realizada assim que as referidas manchas foram observadas, caso essa lavagem seja realizada vários dias depois a dificuldade para eliminar esse manchamento tende a aumentar, podendo ser necessária uma nova demão de tinta. 

COMO EVITAR MOFO OU QUE A UMIDADE ATRAVESSE A PAREDE PARA O OUTRO LADO? 

Algumas providências podem ser tomadas para evitar o aparecimento  de mofo dentro de casa.

• Retire tudo que favoreça o surgimento do mofo como tapetes, cortinas e carpetes das áreas de maior umidade da casa, isso tudo abafa e compromete a circulação do ar.

• Não deixe que a mobília fique colada na parede, deixe pelo menos cinco centímetros de distância entre móvel e parede para favorecer a circulação.

• No caso de armários embutidos, verifique se a empresa já prevê a instalação de placas de isopor na parede, caso contrário deixe uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.

• Repare se existem infiltrações ou vazamentos, a presença de água promove o aparecimento de bolhas e impede a aderência das películas, além de favorecer a formação de mofo.

• É ideal que a luz do sol incida em todos os cômodos.

• Se a posição de sua casa não permitir a exposição ao sol, busque deixar a casa sempre ventilada, especialmente as áreas úmidas, como banheiro e cozinha

Link
BOLETIM DE NOVIDADES
Receba dicas ofertas e informações no seu e-mail

SAC: (66) 3515 - 2147 / 3531 - 3913